Ligue para o escritório

E fale com dos advogados especialistas na sua causa.

+55 11 3386-0000

Compliance x Governança Corporativa. A diferença se completa
557
post-template-default,single,single-post,postid-557,single-format-standard,bridge-core-1.0.6,ajax_updown_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,side_menu_slide_with_content,width_470,qode-theme-ver-18.2,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.5,vc_responsive

Compliance x Governança Corporativa. A diferença se completa

Compliance x Governança Corporativa. A diferença se completa

Compliance como instrumento para a Governança Corporativa

De uns tempos para cá, passamos a ouvir muitos termos técnicos voltados à área empresarial. O mundo corporativo tem passado por muitas mudanças e em meio a tantas perspectivas para a sobrevivência de uma empresa, surgem dúvidas a respeito das expressões mais faladas no momento.

Temos publicado vários artigos sobre Compliance. Acesse aqui e fique por dentro deste tema que está em evidência.

Neste artigo, vamos tratar sobre dois pontos extremamente importantes dentro de uma empresa: Governança Corporativa e Compliance.

Falaremos sobre definições, objetivos, como se completam e a diferença que fazem em uma empresa e no seu desenvolvimento.

 

Continue esta leitura e entenda um pouco mais!!

O que é Governança Corporativa e qual é o seu objetivo?

Está ligada a estrutura da empresa, a quem detém o controle e a liderança.

Ou seja, existe um processo no qual se determina como a empresa deve ser organizada.

Em termos de estratégia empresarial, destacamos como objetivo manter a transparência em todos os relacionamentos e atos (internos ou externos) e principalmente no que tange a rentabilidade da empresa, bem como, evitar embates entre sócios ou demais interessados.

O que se entende por Compliance e para que serve?

O termo Compliance se refere a estar em conformidade, seguir normas e leis que envolvem um negócio.

Em outras palavras, uma empresa que tem um programa de Compliance tem por objetivo, que normas e regras legais serão cumpridas em todos os setores de uma empresa.

Qual é a principal diferença entre Governança Corporativa e Compliance?

Conformidade e integridade estão relacionadas aos programas de Compliance, que além do cumprir normas jurídicas, atua diretamente na transparência de qualquer atividade da empresa evitando atos ilícitos.

Já a Governança Corporativa, tem como base a gestão focada na eficiência e na ética de uma empresa.

As duas ações trazem benefícios para a empresa e são relevantes para o seu sucesso.

Porém, o Compliance é um aliado à transformação da Governança Corporativa, vem  otimizar a gestão de riscos através de processos que visam preservar a imagem da empresa, mantendo sua idoneidade e compromisso com o que é correto frente ao mercado.

Desta forma, a Governança Corporativa se torna falha e muitas vezes não produz o resultado esperado se não estiver associada a um programa de Compliance eficaz.

Os pilares de um bom programa de Compliance devem estar fundamentados na elaboração de um código de conduta claro e objetivo, bem como, as políticas e os procedimentos devem ser transparentes e didáticos.

A formação de um comitê de ética para repassar a todos os colaboradores as novas regras, inclusive, aos terceiros que atuam dentro ou fora da empresa para que sigam no mesmo propósito é de extrema importância, sendo a validação do programa feita através de treinamentos e se necessárias auditorias.

Compliance como instrumento para a Governança Corporativa

O escritório Chaves Advocacia entende que a Governança Corporativa e o Compliance caminham lado a lado e nossa expertise está em criar programas personalizados para cada segmento, acompanhando e validando desde a implantação do programa de Compliance até ele se tornar maduro e refletir uma gestão transparente e em total conformidade, que se enquadre em todos os níveis da Governança Corporativa da empresa.


Precisa de mais informações sobre Programa de Compliance para sua empresa?

Preencha o formulário, que um advogado especialista em Direito Empresarial poderá te orientar.

[contact-form-7 404 "Não encontrado"]

O escritório Chaves Advocacia atua há mais de 10 anos no Direito Empresarial, Tributário e Trabalhista, assessorando empresas de todos os portes e startups, realizando um planejamento jurídico e tributário adequado para cada segmento.

Solicite o contato de um advogado especializado em Direito Empresarial , Tributário e Trabalhista.

Temos a certeza da solução para o seu negócio crescer de forma saudável, correta e organizada.

 

Entre em contato conosco, acesse e preencha o formulário para atendimento sobre Direito Empresarial!

Ou ligue agora para falar com um advogado 11 3386-0000

rodrigo
Sem Comentários

Postar Um Comentário