Ligue para o escritório

E fale com dos advogados especialistas na sua causa.

+55 11 3386-0000

Compliance para pequenas e médias empresas: Terceirizar é uma boa alternativa
522
post-template-default,single,single-post,postid-522,single-format-standard,bridge-core-1.0.6,ajax_updown_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,side_menu_slide_with_content,width_470,qode-theme-ver-18.2,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.5,vc_responsive

Compliance para pequenas e médias empresas: Terceirizar é uma boa alternativa

Compliance para pequenas e médias empresas: Terceirizar é uma boa alternativa

A maioria das empresas busca focar naquilo que tem expertise, com isto, pequenas e médias empresas, vem terceirizando algumas de suas áreas, a fim de reduzir custos e o mais importante, entregar nas mãos de especialistas, tudo aquilo que deixa de ser a atividade principal da empresa e a terceirização de compliance é uma possibilidade para reduzir custos e se concentrar na atividade fim da empresa.

 

Terceirização de Compliance para pequenas e médias empresas

E, muitas vezes, é justamente no momento que existe a possibilidade de se fechar um grande negócio ou de ter parceria com uma grande empresa que a pequena e média empresa realmente entende a necessidade de ter um programa de compliance, pois em muitos casos, se a empresa não tem esta prática, pode vir a perder o negócio e aquilo que era possível de se realizar escapa por entre os dedos.

Mas, será que vale, terceirizar o compliance?

No Brasil, a realidade dos pequenos e médios empresários faz com que apenas perante a necessidade, a empresa venha a colocar no papel os prós e os contras e os custos para se ter um departamento de compliance interno.

E visando custos, uma boa alternativa é terceirizar a gestão do departamento de compliance à escritórios que contam com equipe capacitada e know how para atuar em todas as fases do programa, atendendo assim, toda a demanda da empresa.

A implementação do programa de compliance feita por um escritório de advocacia terceirizado tem como benefício à imparcialidade na tomada de decisão, a impessoalidade na hora de apurar uma situação critica ou de fraude que envolva pessoas da organização e a gestão do mesmo, de forma individualizada para que se trabalhe com a prevenção e se crie estratégias para gerenciar riscos e crises.

Com a intensificação das exigências legais, optar pela terceirização do departamento de compliance, tem feito total diferença nos resultados apresentados pelas empresas, pois com esta decisão puderam acelerar o seu processo de amadurecimento, especializando-se cada vez mais em sua atividade fim e desta forma, o ganho operacional tem sido muito maior.

A Lei Anticorrupção leva às empresas a terem um Programa de Compliance

É muito importante que a empresa saiba o real motivo de querer ter um programa de compliance, podendo ser ele por uma exigência legal (Lei Anticorrupção 12.846/13), no caso de participação em licitações ou, simplesmente, por uma questão ética, pois esta definição impactará na estruturação de um programa eficaz.

Fato é que, a terceirizar ou não este departamento, está totalmente associado a custos conforme já mencionamos.

Ter um departamento de Compliance interno pode ser muito custoso, terceirizar é melhor

E neste caso, terceirizar pode ser a melhor alternativa, pois a empresa não se preocupará com o valor do funcionário, que envolve salário, encargos, benefícios entre outras despesas decorrentes de um funcionário CLT além, dos custos fixos de instalação de uma estrutura dentro da empresa.

Outro ponto relevante quando falamos na criação de uma estrutura interna para implementação de um programa de compliance é o tempo gasto para formalizar e operacionalizar o mesmo, além do tempo que a diretoria dispensará na elaboração do programa e na criação de uma rotina, sendo que neste momento, o ideal é que a diretoria foque e invista todas as suas forças na atividade principal da empresa.

A terceirização do departamento de compliance traz mais rapidez na elaboração e na prática do programa, pois os especialistas já têm o conhecimento necessário e a vivência em outros mercados.

Portanto, terceirizar o departamento de Compliance reduz custos

O programa de compliance visa a longevidade e sustentabilidade da empresa, desta forma, o engajamento de todos é um dos fatores principais para o um programa bem sucedido.

Entretanto, a entrega desta gestão terceirizada deve ser feita á um escritório de advocacia de total confiança da empresa, pois ele será a própria empresa sendo representada perante o poder público.

Se você quer saber mais sobre Compliance acesse outros artigos em www.chavesadvocacia.com.br/publicacoes.

 


Precisa de mais orientações sobre como terceirizar o departamento de compliance na sua empresa?

Preencha o formulário, que um advogado especialista poderá te orientar.

[contact-form-7 404 "Não encontrado"]

Estamos prestes a finalizar 2018, mas ainda dá tempo de iniciar um programa de Compliance na sua empresa.

A Chaves Advocacia dispõe de uma equipe especialista na Gestão de Programas de Compliance.

O escritório Chaves Advocacia atua há mais de 10 anos no Direito Empresarial, Tributário e Trabalhista, assessorando empresas de todos os portes e startups, realizando um planejamento jurídico e tributário adequado para cada segmento.

Solicite o contato de um advogado especializado em Direito Empresarial , Tributário e Trabalhista.

Temos a certeza da solução para o seu negócio crescer de forma saudável, correta e organizada.

 

Entre em contato conosco, acesse e preencha o formulário para atendimento sobre compliance!

Ou ligue agora para falar com um advogado 11 3386-0000

william
Sem Comentários

Postar Um Comentário